segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Interpretação dos Sonhos II

Referente ao capítulo VI do livro "A interpretação dos sonhos" de Sigmund Freud

Introdução

Freud introduziu o estudo dos conteúdos latentes dos sonhos ou os “pensamentos dos sonhos” (que são os pensamentos inconscientes que originaram o sonho). É desses conteúdos latentes que se retira o sentido do sonho.

Sua pergunta era quais os processos pelos quais os pensamentos oníricos latentes se transformavam nos sonhos. Todo conteúdo manifesto do sonho é usado para descobrir qual é seu conteúdo latente que resultou nas imagens e ideia do sonho.

Condensação

Os sonhos são demasiado curtos em comparação com a quantidade de pensamentos oníricos que o origina. A interpretação do sonho e suas conclusões é muitas vezes maior que o conteúdo do sonho em si. Não é possível ter a certeza de ter interpretado completamente um sonho. Portanto se o pensamento onírico é prolixo em ralação ao conteúdo do sonho houve um processo psíquico que denominamos condensação. Ele acontece no processo de elaboração do sonho.

Freud discuti a questão que se a interpretação do sonho só desvenda o conteúdo latente que formou o sonho ou, pelas cadeias de ideias, se desvenda outros pensamentos inconscientes. Ele diz, ainda, que a condensação opera por omissão (não revelando os principais significados latentes que originaram o sonho), sendo o sonho uma versão altamente incompleta e fragmentária dos pensamentos oníricos.

Deslocamento

O processo psíquico nos sonhos chamado deslocamento é a questão do elemento principal do sonho, ou o que mais chama a atenção nele, não ser o principal elemento dos pensamentos oníricos que originaram o sonho. Pelo contrário, o elemento principal dos pensamentos oníricos que resultaram no sonho pode nem ser manifestados no sonho. Só podemos procurar esse elemento por meio da interpretação do sonho com as representações inconscientes já conhecidas da análise do paciente por julgamento direto. Há também a especulação sobre a determinação múltipla, pois Freud viu que o mecanismo de escolha do que seria o elemento mais importante do conteúdo do sonho se dá pelo elemento que possui várias repetições nos pensamentos oníricos.

2 comentários:

Unknown disse...

Muitoo bom esta postagem...vc soube passar de forma clara e numa linguagem acessivel a todos! Parabens

Diego José Silva disse...

Brigado Lú!