quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Patrística


Após a morte dos apóstolos, a comunidade cristã se expandiu rapidamente. Os chamados “Santos Padres da Igreja” são aqueles homens que na Igreja nascente deram forte testemunho de fé e, também, defenderam a doutrina apostólica e o Evangelho das várias heresias (interpretações erradas de algum dogma de fé e sua divulgação), além de seus escritos serem de profunda importância para a teologia e para a comunidade cristã. Com isso tudo, criaram vários dos conceitos de fé e regras religiosas que vivemos nos dias atuais. Eles são os grandes responsáveis por grande parte da Sagrada Tradição da Igreja: “sem dúvida são a sua fonte mais rica”. 1

Foram vários esses homens como Santo Inácio, terceiro bispo de Antioquia, de onde São Pedro foi o primeiro. Ele nos deixou algumas cartas de registro de sua espiritualidade escritas enquanto viajava para Roma para seu martírio pelos leões. Também São Clemente de Roma que foi o terceiro sucessor de São Pedro no Papado a frente da comunidade cristã de Roma.

Homens como São Cipriano e Tertuliano que era tão fervoroso que brigou com a Igreja da época. Linhas de pensamento como São Policarpo, Bispo de Esmirna que foi discípulo direto do Apóstolo São João, sendo mestre de Santo Irineu, príncipe dos teólogos e Bispo de Lião, que teve como discípulo Santo Hipólito, grande Mártir de Roma, onde Orígenes, grande homem que ensinava na escola catequética de Alexandria, o ouviu pregar.

Santo Atanásio, que foi Bispo de Alexandria e muito influente na Igreja do século IV e no concílio de Nicéia (325). São Basílio, Bispo de Cesaréia e doutor da Igreja, irmão de São Gregório de Nissa, poeta e místico, ambos amigos de São Gregório Nazianzeno, os três Bispos e Santos que brilharam na Capadócia (Igreja Oriental) também no século IV.

São João Crisóstomo ficou conhecido como “boca de ouro” e é o mais conhecido dos Padres da Igreja Oriental. Ele é considerado o padroeiro dos pregadores. São Jerônimo, Doutor Bíblico, foi secretário do Papa e a pedido desse de revisar toda a Bíblia para um texto uniforme em latim, como era versado em grego, latim e um pouco do hebraico, vai para a Palestina para estudar o hebraico e lá mesmo terminou o trabalho, a Bíblia em latim chamada Vulgata, que é usada até hoje como versão oficial da Santa Igreja. Ele terminou sua vida como monge no deserto.

Santo Ambrósio foi prefeito de Milão e se convertendo tornou-se o Bispo dessa cidade. Foi conselheiro de vários Imperadores Romanos e converteu um deles que era pagão. Foi ele quem admirou Santo Agostinho com suas homilias e quem o batizou. Santo Agostinho foi grande teólogo, filósofo, moralista e apologista. Só se converteu aos 33 anos e se tornou Bispo de Hipona aos 42 anos de idade. Foi o Padre da Igreja que mais influenciou o desenvolvimento cultural do mundo ocidental.

São Bento nasceu em Núrsia na Itália e foi estudar Direito em Roma. Não gostando do que viu na Igreja em Roma se retirou para as montanhas para viver uma vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a Santidade. Sua fama logo se espalhou e muitos discípulos foram até ele. Como ele morava em uma gruta tiveram que construir uma casa nas montanhas onde pudessem morar. Surgia então o famoso Mosteiro de Monte Cassino. A regra de vida elaborada por São Bento, sobre outras regras já criadas anteriormente como a de São Basílio, é até hoje o principal modelo para a vida monástica ocidental. A máxima mais conhecida de São Bento é a “Ora et labora” ou “Ora e trabalha”.

São Gregório Magno foi Papa e Doutor da Igreja. De família nobre de Roma, ainda jovem já era administrador da cidade. Grande admirador de São Bento resolveu transformar suas posses em mosteiros. Em 590 foi eleito Papa chamado por Bossuet “modelo perfeito de como se governa a Igreja”. Promoveu na Liturgia o chamado canto gregoriano, considerado até hoje Canto Litúrgico Oficial da Igreja.

Espero que tenha explanado bem, apesar de resumidamente, um pouco dos principais Padres da Igreja e suas principais características. Quem se interessar por algum(s) em especial pode pesquisar na internet sobre ele(s).





1. Disponível em: http://www.ecclesia.com.br/Biblioteca/pais_da_igreja/os_santos_padres.html Acessado em: 30.01.2011

Nenhum comentário: