quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Platão

Como todo jovem cidadão ateniense de seu tempo (não esqueçamos que a maioria da população nas cidades gregas era escravos e poucos eram os considerados cidadãos, que detinham o direito de voto na política), Platão tinha a política como sua principal preocupação: se preocupar com a democracia (forma de governo) ateniense e em achar soluções para melhorar a vida política foram questões centrais na vida de Platão.

O grande acontecimento da sua vida foi, sem duvida, ter sido discípulo e estar entre os amigos de Sócrates: seu pensamento e a sua maneira de viver (a sua moral principalmente) marcaram profundamente o jovem Platão.

Após a morte de Sócrates, Platão viajou muito e teve outras influências filosóficas, principalmente o contato com geômetras, discípulos de Pitágoras: a geometria foi crucial para a construção da filosofia platônica.

Quando voltou à Atenas, ele fundou uma escola filosófica.

Ele escreveu textos em forma de diálogos, denominados "diálogos socráticos", pois em todos é Sócrates quem conduz os diálogos com outras pessoas. Cada livro (dialogo) fala sobre alguma coisa da vida como: coragem, religiosidade, a alma, a política, virtude, etc.

O principal livro de Platão chama-se A república e trata da cidade perfeita (política).

Nenhum comentário: