terça-feira, 5 de maio de 2009

Para que serve estudar História?

O homem tem a capacidade de aprender, e um ótimo meio de aprendizagem é com a prática da vida: os erros e acertos. Assim estudamos História para conhecer a trajetória da humanidade através do tempo e aprender com isso para a nossa vida. E como podemos aprender estudando o passado!

A História estuda como os seres humanos viveram, pensaram, agiram e sentiram, nas sociedades em que viveram. Cada período da História é para nós riquíssimo em reflexões e curiosidades. A História vai se ligando... As sociedades ao longo do tempo foram influenciando umas nas outras.

Estudando História nós vamos compreendendo o processo de formação e as transformações que resultaram na sociedade em que vivemos. Conhecendo melhor nossa sociedade podemos viver melhor em seu seio e também ajudá-la na sua evolução, o que é muito necessário para nós.

Portanto, podemos afirmar que estudar História é conhecer o passado, compreender o presente e tornar-se apto a melhorar o futuro.

Nunca podemos abordar a História com anacronismo, que é olhar para o passado julgando-o com os mesmos valores que a sociedade tem hoje, pois na época pensava-se de outra forma e os valores eram outros. Um fato considerado absurdo hoje, antigamente poderia ser tomado como natural pelas pessoas da sua época.

4 comentários:

Gianne disse...

Legal o seu texto. Vou utilizá-lo como texto introdutório das minhas aulas de história neste ano de 2014.
Gianne

matheus disse...

Boa introdução!

Yuna da Raquel disse...

Obrigado pelo texto,a leitura foi muito boa

Unknown disse...

Ótimo texto, ótimo resumo.