A motivação para os estudos entre os universitários
Diego José Silva1 e Gema
Galgani de Mesquita Duarte2
1.
Discente da Faculdade de Psicologia da Universidade José do Rosário
Vellano, campus Alfenas.
2.
Doutora pela faculdade de educação da UNICAMP.
Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de
Minas Gerais (FAPEMIG).
Resumo
A motivação de estudantes
tem-se destacado no contexto educacional como um construto importante em função
do ensino eficaz e aprendizagem significativa. Essa pesquisa teve o objetivo de estudar a motivação para a
aprendizagem entre os universitários de duas universidades sendo uma de ensino
privado e a outra do ensino privado e
publico. Usou-se a teoria da autodeterminação que estuda a motivação pelas suas
orientações intrínsecas e extrínsecas. Os dados foram coletados mediante uma
escala Likert em uma amostra de
737 universitários. Os resultados mostram o diagnóstico de que a motivação
preponderante nas universidades de Alfenas é a orientação motivacional
intrínseca. As médias extrínsecas foram de 2,90 para o ensino público (EPU) 2,84 para o ensino privado (EPA) ;
enquanto as médias intrínsecas foram: 3,19 para o publico 3,27 para o privado. Os
índices de motivação relatados pelos universitários foram semelhantes entre as
duas universidades. Com relação
aos gêneros observou-se as medias de 2,89 EPU e 2,85 EPA entre as mulheres e 2,90 EPU 2,82 EPA entre os homens
para motivação extrínseca; em relação a motivação intrínseca têm-se as medias de 3,19 EPU e 3,35 EPA entre
as mulheres 3,18 EPU e 3,19 EPA entre os
homens. Os dados mostraram diferenças
da orientação motivacional extrínseca entre os períodos nos cursos da
universidade pública revelou
diferença significativa entre as médias das questões pares dos períodos: terceiro
(Particular = 2,76 e Publica = 3,14) e sétimo (Particular = 2,87 e Publica =
3,07). A partir dos
dados obtidos na pesquisa, pode-se constatar a importância de serem estudados e
aprofundados os conhecimentos científicos na área das orientações motivacionais
no ensino superior, para entendê-las melhor e para usá-las em favor do
rendimento universitário.
Palavras-chave: motivação, aprendizado, coeficiente de
rendimento; universitários.
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