terça-feira, 29 de setembro de 2009

Os Primeiros Filósofos (I)

Raciocinando criticamente a origem do universo, TALES DE MILETO foi o primeiro a buscar o que seria o "principio" de tudo.

Ele afirmou que o mundo teria surgido todo a partir da água, e, portanto, a ÁGUA seria o "principio" de todo o universo.

As principais contribuições de Tales de Mileto é o início do pensamento racional em contra partida ao pensamento mitológico e a noção de que todas as coisas são uma só matéria fundamental ou um só principio.

O discípulo dele, ANAXIMANDRO, depois evoluiria esse pensamento raciocinando que o "princípio" não poderia ser a água, pois está se transforma. Ele dizia que o "princípio" de tudo deveria ser algo que não se transformar, mas que deveria ser o mesmo em si, sempre.

O último discípulo da ESCOLA JÔNICA foi ANAXÍMENES, e ele concordava com Anaximandro em que o elemento primordial deveria ser imutável e indeterminado, mas, como Tales, ele dizia que esse elemento seria definido e no seu caso seria o AR: para ele, do ar é que teriam surgido todas as coisas do universo.

Ele dizia que é do ar que teria surgido o universo; e é ele, também, que dá vida e mantém todo o universo, assim como a alma dá vida e mantém o corpo.

Nenhum comentário: