segunda-feira, 11 de maio de 2009

Deus se Revela

Jesus chamou a morada de Deus de Céus. De lá ele cuida de nós e quer se comunicar com os homens: Ele quer se REVELAR.

Deus é mistério. Existe uma frase de alguns dos Santos que diz: “se entendemos, não é Deus”. A Bíblia esta cheia de passagens mostrando a altura da ciência de Deus e quanto ela é inalcançável pela nossa. Nós necessitamos que Deus se revele a nós. E Ele se revela. E a todas as pessoas do mundo, independente de qualquer coisa.

E como Ele se revela?

Podemos chegar à conclusão que Deus existe pela nossa razão: “São insensatos os que desconhecem a Deus e não reconhecem o artista através de suas obras” (Sb 13,1). Mas para essa conclusão necessitamos dos SINAIS que Deus nos dá para que: “entendamos para crer e creamos para entender” (Santo Agostinho).

Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir! (Jeremias 20, 7a)

Muitos dos sinais de Deus são encontrados na NATUREZA: todo o cosmo; suas leis, sua beleza, suas manifestações grandiosas e suas mínimas complexidades; Sua perfeição dá testemunho de Deus.

O HOMEM é a principal criatura de Deus, feito a sua imagem e semelhança (a imagem e semelhança da perfeição, portanto) e por isso a revelação de Deus nas pessoas é especial. Deus se revela especialmente no relacionamento com as pessoas. Essa é a razão Dele entregar sua salvação e seu amor para nós transportarmos: veja que nós o temos capacidade de fazer totalmente.

Também Deus nos dá sinais de sua presença amorosa nos ACONTECIMENTOS de nossa vida: o nascimento de uma criança, uma situação de sofrimento, uma porta que aparece em nossas vidas (e somente quem tem fé pode reconhecer esses sinais de Deus). Ele também dá sinais à humanidade com os “sinais dos tempos”: que são fatos marcantes na história das nossas civilizações, apesar de a maioria dos acontecimentos do mundo acontecer totalmente fora da vontade de Deus.

Deus deixou de presente para seu povo (nós) uma fonte que jorra sua sabedoria e sua vontade ao mundo: As Sagradas Escrituras (a Bíblia). Ela é caminho, verdade e vida. Ela é Palavra de Deus – o Verbo Divino. Por isso a Igreja ensina que a mesa da Palavra esta no mesmo âmbito da mesa da Eucaristia. Ambas são iguais na importância para nossa vida com Deus. Isso, porque, ambas são Jesus, o nosso Cristo, no meio de nós... Vivo: “O desconhecimento da Palavra de Deus é o desconhecimento de Deus” (São Jerônimo).

Também os doutores da Igreja exortam que a primeira Palavra de Deus é a vida: Pois Ele nos fala todo dia, mediante ela. A Bíblia serve como luz para entendermos o mistério da vida e de Deus. Nós continuamos a história, que ela é só a base.

"Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagra Escritura, Deus fala conosco." (Santo Isidoro)

2 comentários:

2LT disse...

Muito bom isso Diego...
Hoje pude aprender um pouco mais nessa leitura, tipo que Deus está nas pequenas coisas...basta agente ficar atento, não é?
Deus é tão grandioso que está sempre disposto a nos mostrar o amor Dele por nós...mas por egoismo demais nos fechamos às coisas do mundo que não paramos para ouví-Lo e muito menos sentir Seu amor.

A cada dia que passa Jesus me mostra que tudo o que eu fizer eu tenho que colocar amor...que a cada pessoa que eu estar eu tenho que ter amor, só assim estarei mais perto Dele...


bjimm Diego..
fika com Deus...XD

Diego José Silva disse...

É isso mesmo Lili... Deus é quem nos ama primeiro, sempre... Nós somente retribuimos ao infinito e eterno amor Dele. xD

Vou continuar as postagens sobre Bíblia... Espero que sirva como amor para vc...