quarta-feira, 29 de abril de 2009

Introdução à filosofia

O ser - humano tem dentro de si o anseio de entender as coisas do universo.

Na época primitiva, sem nenhuma ciência evoluída, o homem explicava as coisas da vida por meio de mitos. Quando chovia dizia-se que era uma benção de algum ser maior que morava no céu e que estava feliz com o ser - humano. Mas se relampeava já era preciso fazer alguma coisa para agradar esse ser – que na maioria das vezes eram acalmados com os sacrifícios, e muitas vezes sacrifícios humanos – pois ele estava bravo com o ser - humano.

Todas as civilizações antigas criaram mitos para explicar porque chovia, ou porque relampeava, ou de onde nós viemos, para onde iremos após a morte, por que devemos ser bons nesta vida e etc...

A filosofia surgiu na humanidade quando os homens começaram a entender que havia algo mais, e que os mitos não preenchiam mais seu anseio de conhecer o universo. O ser humano percebeu que dentro dele havia uma grande capacidade de compreender as coisas. Essa capacidade humana é a razão.

Então o homem passou a procurar (perscrutar) respostas racionais para os acontecimentos do universo e os mistérios da nossa vida. Até hoje, a filosofia nos serve para isso: ir ajudando-nos, com o pensamento racional, que é uma grande capacidade humana, a ir desvendando (clareando) os mistérios que nos cercam.

Nenhum comentário: